SCHIZM oferece uma mistura de quebra-cabeças de vários tipos, incluindo mecânicos, lógicos, sonoros e baseados em inventário, perfeitamente integrados com a história fascinante criada em colaboração com o premiado escritor australiano de ficção científica Terry Dowling, apelando a todos, desde novatos no campo até jogadores de aventura obstinados. A história em si se desenrola como um quebra-cabeça intrigante esperando para ser resolvido.
O jogador controla simultaneamente dois protagonistas que podem explorar o jogo de forma independente, expandindo ainda mais a não linearidade do jogo e libertando o jogador da situação irritante de ficar preso em um quebra-cabeça específico. Ambos os protagonistas podem resolver quebra-cabeças de forma independente, mas sua cooperação é necessária em certos pontos do jogo. A história envolve interação com vários personagens vivos e troca de informações entre os protagonistas. O jogador não se sentirá sozinho em um planeta deserto.
VISUAIS
Ambientes distintos onde a ação acontece, tanto em ambientes internos quanto externos, criados por talentosos artistas individuais – cidades de balões flutuantes, locais subterrâneos misteriosos, cidades industriais abandonadas, naves espaciais orgânicas flutuantes no mar.
Gráficos 3D pré-renderizados de tirar o fôlego, altamente detalhados e fotorrealistas.
ÁUDIO
Efeitos sonoros cristalinos e paisagens sonoras ambientes, todos apresentados em estéreo e com qualidade de 16 bits. Usuários de placas de som aceleradas em 3D podem aproveitar o posicionamento de som completo de 360 graus em tempo real de acordo com a mudança de posição do jogador.
Trilha sonora digital interativa, ambiente e sem distrações que muda de acordo com as ações do jogador. O jogo usa compressão MPEG Audio Layer 3, que permite música longa com qualidade de CD.
MÚSICA
A música é entregue em qualidade de CD maravilhosa graças à tecnologia de compressão de áudio licenciada. Isso permite uma trilha sonora longa, mas a taxa de compressão será cuidadosamente escolhida para evitar qualquer degradação da qualidade